domingo , 2 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Por que Lula tem zero chance de mediar a paz na Venezuela

O presidente Lula se imagina como um grande mediador global, capaz de apaziguar guerras e reconciliar inimigos históricos.

Nesta semana, novamente, ficou patente que ninguém leva a sério esta pretensão do ex-sindicalista. A razão é simples. Lula tem um histórico de amizade e alinhamento com ditadores e tiranos que o impede de desempenhar o papel de árbitro sério e imparcial.

Isso ficou claro nas palavras de Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana e recém-laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Em entrevista, ela foi direta: “O povo da Venezuela jamais aceitaria uma mediação feita por Lula.”

Lula quer mediar a paz, mas é parte do problema na Venezuela

Assim, o presidente Lula não tem as mínimas condições de ser mediador do conflito entre EUA e Venezuela, pela simples razão de que é parte do problema. Apesar de posar de pacificador, o petista acumula uma longa lista de cumplicidades com o regime de Nicolás Maduro: silenciou diante da repressão, relativizou fraudes eleitorais e recebeu o herdeiro chavista com honras em Brasília.

Uma reportagem de Omar Godoy, nesta Gazeta do Povo, elenca as 20 vezes que Lula blindou a ditadura de Maduro. A declaração mais recente ocorreu no congresso do PCdoB, em Brasília, na semana passada: “O povo venezuelano é dono do seu destino e não é nenhum presidente de outro país que tem de dar palpite de como vai ser a Venezuela”.

O programa Ouça Essa analisa também, com ironia, o envio das brigadas do MST para “ajudar” o regime venezuelano, e as denúncias do ex-chefe de inteligência de Chávez sobre o uso de dinheiro do narcotráfico para financiar partidos de esquerda na América do Sul.

Como uma criança na sala de espelhos

Alheio a tudo isso, Lula se comporta como uma criança numa sala de espelhos de parque de diversões. É nanico diplomaticamente, mas no espelho se enxerga forte e gigante. Distribui conselhos que não lhe foram pedidos, acha que pode conversar com Rússia, Ucrânia, Israel, Irã, Hamas e Estados Unidos como se estivesse numa mesa de bar. Maria Corina Machado, Nobel da Paz de 2025, pôs o dirigente petista no seu lugar: o lado errado da história.

fonte

Verifique também

Nigéria nega suposto “massacre de cristãos” denunciado por Trump

O governo da Nigéria divulgou neste sábado (1º) um comunicado em que rebate as acusações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *