terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Polícia Militar fecha 2º garimpo ilegal na semana e apreende equipamentos

DO REPÓRTERMT

Um garimpo ilegal foi fechado, nessa quarta-feira (23), na zona rural do município de Terra Nova do Norte (a 631 km de Cuiabá), por policiais militares dos Batalhões de Proteção Ambiental (BPMPA) e das Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam).

Este é o segundo só nesta semana. O primeiro foi na terça-feira (22), no município de Novo Mundo (a 790 km de Cuiabá).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na ação dessa quarta, foram apreendidos um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível.

Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, os policiais realizavam fiscalização em uma área suspeita de extração mineral irregular na região. As equipes chegaram até a propriedade após levantamento de informações e georreferenciamento, com o objetivo de verificar se a atividade de mineração possuía a devida autorização ambiental.

No local, as equipes constataram a exploração mineral sem as licenças necessárias, caracterizando infração ao artigo 60 da Lei nº 9.605/98 e ao artigo 66 do Decreto Federal nº 6.514/08, que dispõem sobre atividades potencialmente poluidoras desenvolvidas sem autorização.

Na área, foram encontrados equipamentos utilizados na extração de minérios, como motobombas, planta de dragagem, combustível e um trator de esteira. Os militares identificaram que a área possuía Cadastro Ambiental Rural, mas não havia documentação que autorizasse a atividade de mineração. Nenhum suspeito foi encontrado no local.

Já no garimpo fechado na terça, foram apreendidos motobombas, equipamento de dragagem e combustível. Todo o material apreendido foi inutilizado devido à impossibilidade de remoção do local. A propriedade não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também nesta ação, ninguém foi preso.


fonte

Verifique também

TJMT tem 10 dias para explicar ao CNJ uso de estagiários em funções de servidores

Conexão Poder Prazo foi determinado pelo conselheiro Ulisses Rabaneda, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *