KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), voltou a cobrar leis mais rígidas e punitivas no Brasil. Em entrevista ao programa Roda de Entrevista, o gestor fez coro ao discurso do governador Mauro Mendes (União Brasil) e defendeu mudanças na legislação do país, principalmente na redução da maioridade penal.
“Há uma regularização do crime. A lei permite. As leis são muito frouxas. A polícia prende, às leis dão brechas e a Justiça solta”, declarou.
“Como vamos mudar isso? É mudando as leis, diminuindo a maioridade penal para 17 anos. Nós não podemos mais continuar assistindo e permitindo um cenário que não está dando certo. Precisamos mudar as coisas no Brasil para que dê certo”, acrescentou.
Pivetta, que deve assumir o comando do governo do Estado nos próximos meses, tendo em vista que Mauro Mendes deverá se afastar para concorrer ao Senado Federal nas eleições deste ano, tem defendido mudanças na legislação penal há algum tempo. Indagado sobre a crescente criminalidade em Mato Grosso, ele destacou os avanços alcançados pela gestão, mas pontuou que ainda não são suficientes.
“Se comparado aos anos anteriores, a gente vem diminuindo o índice de violência. Mas isso não nos deixa satisfeitos. Estados preocupados e permanentemente reunidos com nossa equipe de gestão”, afirmou.
Como exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo para combater o crime organizado, Pivetta citou os investimentos em câmeras do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento que visa fortalecer a segurança pública no Estado.
Leia mais – Mauro Mendes: Sensação de impunidade é a principal causa da insegurança pública do país
“Hoje, nós já temos uma câmera para cada 800 habitantes. O nosso plano é evoluir para uma câmera para cada 100 habitantes no estado”, garantiu.
Contudo, o vice-governador reforçou que o trabalho é árduo não só pelo enfrentamento direto às facções, mas também pela falta de incentivo por parte do Governo Federal. Segundo Pivetta, a União tem falhado na segurança do território nacional, principalmente nas fronteiras.
“Temos um desafio, no coração do Brasil, que tá tomado pela violência, uma fronteira de 900 km que o Estado tem que cuidar porque a União não cuida. É dever do governo federal cuidar da fronteira, mas não cuida”, pontuou.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
