DO REPÓRTERMT
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou nesta terça-feira que pilotos e comissários entraram em estado de greve e podem paralisar os voos a partir da próxima segunda-feira (29), caso não haja acordo sobre salários e outras reivindicações da categoria.
Segundo o sindicato, uma assembleia para deliberar sobre a deflagração da greve está marcada para a manhã do dia 29, quando será decidido se a paralisação terá início.
Em nota, o SNA afirmou que as empresas aéreas têm negado reajuste real aos tripulantes, apesar de apresentarem resultados financeiros positivos. A entidade destacou que, em 2025, as companhias registraram lucros recordes, incluindo a Azul, que mesmo em recuperação judicial divulgou resultados acima das expectativas.
O anúncio do estado de greve ocorreu poucas horas depois de a Azul informar o lançamento de uma oferta pública de ações que pode movimentar mais de R$ 7 bilhões, como parte do plano de recuperação judicial.
Dados do Ministério de Portos e Aeroportos apontam que o transporte aéreo brasileiro deve fechar o ano com um recorde de 130 milhões de passageiros, superando pela primeira vez os números registrados antes da pandemia. De janeiro a novembro, as companhias aéreas transportaram mais de 117 milhões de passageiros, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Já o número de assentos comercializados em voos domésticos chegou a 91,9 milhões, alta de 8% na comparação anual.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) foi procurado, mas não se manifestou sobre o assunto.
O SNA informou ainda que uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho foi marcada para a tarde desta terça-feira, em Brasília. Apesar disso, o presidente da entidade, Tiago Rosa da Silva, afirmou em vídeo que a assembleia de greve está mantida, independentemente do resultado da mediação.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
