sábado , 11 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

PF prende homem que furtou réplica da Constituição durante ataques do 8 de Janeiro

A Polícia Federal prendeu, em Minas Gerais, um dos envolvidos nos ataques ao STF em janeiro de 2023

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (20), um dos participantes dos ataques golpistas que ocorreram no 8 de Janeiro de 2023. O homem, identificado como Marcelo Fernandes Lima, foi condenado a 17 anos de prisão pelos crimes cometidos durante o ataque à sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os delitos, ele foi condenado pelo furto de uma réplica da Constituição de 1988, que estava exposta no salão branco do STF. O indivíduo apareceu em imagens que circularam nas redes sociais durante o ataque, em cima da escultura “A Justiça”, em frente ao STF, segurando a réplica da Constituição e enrolado na bandeira do Brasil.

A prisão de Lima aconteceu em São Lourenço, Minas Gerais. Além da pena de prisão, o homem e outros envolvidos nos atos golpistas foram condenados a pagar uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Continua depois da publicidade

A réplica da Constituição furtada foi devolvida ao STF poucos dias após o ataque, através do Ministério da Justiça. O livro foi entregue por um homem à polícia de Varginha (MG).

O exemplar original da Constituição, parte do acervo histórico do STF, não foi danificado e segue em exibição no Museu da Suprema Corte, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília.

fonte

Verifique também

CCJ do Senado marca sabatina para autorizar recondução de Gonet em 12 de novembro

Segundo o rito, mesmo sendo mantido no cargo para mais um mandato, Gonet terá que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *