quinta-feira , 4 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

PF investiga prefeito de Macapá por suspeita de desvio em hospital

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) uma operação que investiga um suposto esquema de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro relacionado à construção do Hospital Geral Municipal de Macapá, no Amapá. Um dos alvos da investigação é o prefeito da capital, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB), conforme apuração da TV Globo.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá (AP) e Belém (PA). Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante após tentar esconder um telefone celular. Segundo a emissora, trata-se de um dos empresários envolvido no esquema.

A PF aponta indícios de que empresários e agentes públicos atuaram de forma coordenada para direcionar a licitação da obra hospitalar, que teve contrato assinado em maio de 2024 com valor total de R$ 69,3 milhões.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Entre os elementos apurados, há suspeitas de que parte dos recursos públicos destinados ao projeto tenha sido desviada por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Um dos investigados teria feito saques em espécie que somam R$ 9 milhões.

A operação ocorre em um momento de desgaste político para o prefeito Furlan, que no mês passado protagonizou uma confusão durante visita às obras do hospital. Em vídeo amplamente divulgado, ele aparece agarrando o pescoço de um jornalista que o questionava sobre a demora na entrega do projeto.

Os alvos da investigação poderão responder por crimes como corrupção passiva e ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação. A PF seguirá analisando o material apreendido para aprofundar os vínculos entre os empresários e os gestores públicos envolvidos.

fonte

Verifique também

Projeto que autoriza Legislativo a demitir diretores do BC preocupa, diz Haddad

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou preocupação nesta quarta-feira com projeto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *