DO REPÓRTERMT
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4), a Operação Peso Falso, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de contrabando e descaminho de medicamentos, além de apurar possíveis infrações à legislação sanitária. A ação incluiu o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
As investigações tiveram início em novembro de 2025, após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender uma grande quantidade de produtos proibidos oriundos do Paraguai, entre eles canetas emagrecedoras e anabolizantes. A partir dessa apreensão, a Polícia Federal passou a aprofundar as apurações para identificar os responsáveis pelo financiamento e pela distribuição dos produtos ilegais.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No início de novembro de 2025, um casal foi preso na BR-364, em Cuiabá, transportando grandes quantidades de medicamentos de uso controlado, anabolizantes e remédios para emagrecimento. Durante a abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), os suspeitos, que estavam em um Chevrolet Cobalt, informaram aos agentes que retornavam de Ponta Porã (MS).
Durante a vistoria, os policiais encontraram dezenas de caixas de medicamentos escondidas sob o banco traseiro e no porta-malas do veículo. Entre os produtos apreendidos estavam Lipoless 15, 10 e 5, T.G 15 e 10, Retatrutide, Tirzec 10, Enantato e Masterbolick. Também foram localizadas diversas canetas emagrecedoras Mounjaro, muitas delas vazias, o que levanta a suspeita de que medicamentos genéricos estariam sendo inseridos nos dispositivos para posterior comercialização como se fossem originais.
O casal e todo o material apreendido foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Cuiabá, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
