quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Parlamento da Noruega rejeita 45 propostas da esquerda para boicotar investimentos em Israel

O Parlamento da Noruega rejeitou nesta quarta-feira (4) uma série de propostas apresentadas por partidos de esquerda para restringir os investimentos do Fundo de Pensões Global do Estado norueguês, considerado o maior fundo soberano do mundo, em empresas ligadas a Israel.

Segundo informações da agência EFE, as iniciativas foram defendidas pelo Partido Socialista de Esquerda (SV), liberais (Venstre), Partido Vermelho (Rodt) e Partido Verde (MDG). O objetivo era impedir que o fundo investisse em empresas que vendem armas para Israel, assim como em instituições israelenses, imóveis e infraestrutura localizados em território israelense ou em fundos cujo propósito principal fosse aplicar recursos no país do Oriente Médio.

Ao todo, 45 propostas foram levadas à votação e todas foram rejeitadas pelo Parlamento norueguês, segundo informações da agência NTB. A decisão representa uma derrota para setores progressistas e grupos ativistas que vinham pressionando por mudanças na política de investimentos do fundo.

A pressão para mudanças vinha crescendo nos últimos meses. Mais de cinquenta organizações, incluindo entidades como Save the Children e Anistia Internacional, enviaram uma carta ao ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg (ex-chefe de Otan), pedindo que os investimentos do fundo estivessem alinhados com as “obrigações internacionais da Noruega”.

fonte

Verifique também

Israel pede anulação de relatório sobre fome em Gaza por considerar que dados foram forjados

O Ministério das Relações Exteriores de Israel pediu nesta quarta-feira (27) à Classificação Integrada da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *