terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Papa Leão XIV pede fim da guerra entre Israel e Irã antes de “precipício irreparável”

O papa Leão XIV classificou como “alarmantes” as notícias do Oriente Médio após o bombardeio dos Estados Unidos sobre instalações nucleares no Irã e pediu que a guerra seja interrompida antes que se torne um “precipício irreparável”.

“Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem conflitos “distantes” quando a dignidade humana está em jogo”, disse o pontífice após a oração do Angelus neste domingo (22).

Leão XIV ainda afirmou que existe o risco do “cenário dramático” da Faixa Gaza cair no esquecimento com o aumento das tensões entre Israel e Irã e ressaltou a urgência de apoio humanitário para a população na Palestina. “É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito”, declarou o papa norte-americano.

“A guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos, que levam gerações para cicatrizar. Nenhuma vitória armada poderá compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado”, completou.

Segundo o presidente americano, Donald Trump, as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã — Isfahan, Natanz e Fordow — foram completamente destruídas no ataque dos Estados Unidos. A instalação de Fordow, localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Teerã, é considerada a mais importante do programa nuclear iraniano.

fonte

Verifique também

Como é o resort do ex-advogado da JBS que uniu Vorcaro a Toffoli

Um resort de alto padrão no interior do Paraná se tornou peça de ligação entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *