O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda está previsto para 29 de agosto. A consulta para saber se o valor será creditado na conta já está disponível por meio do site e aplicativo da Receita Federal.
Idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves e contribuintes em que a maior fonte de renda é o magistério têm prioridade por lei na hora do recebimento.
Como consultar o quarto lote da Restituição do IRPF 2025?
O procedimento de consulta da restituição é simples e deve ser feito pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Consulta pelo site da Receita Federal
- Acesse o site oficial da Receita Federal;
- Escolha a opção “Imposto de Renda”;
- Em “Serviços”, selecione “Consultar Minha Restituição”;
- Clique em “Iniciar”;
- Preencha seus dados e prossiga.
Consulta pelo app da Receita Federal
- Acesse o aplicativo da Receita Federal;
- Informe seus dados GOV.BR (CPF e senha);
- Selecione a opção “Consulta Restituição”;
- Insira seu CPF novamente e prossiga.
Confira o calendário completo do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2025
De acordo com a Receita Federal, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor irá para contribuintes sem prioridade no reembolso, que declararam perto do fim do prazo.
Os valores vão ser creditados da seguinte forma: 1.454.509 contribuintes sem prioridade, 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix, 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos, 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, 13.515 contribuintes acima de 80 anos e 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Veja o calendário completo:
- 1º Lote: 30 de maio (os pagamentos já foram realizados);
- 2º Lote: 30 de junho (os pagamentos já foram realizados);
- 3º Lote: 31 de julho (os pagamentos já foram realizados);
- 4º Lote: 29 de agosto;
- 5º Lote: 30 de setembro.
Tem como antecipar o pagamento da restituição do IRPF?
Sim. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço de antecipação da restituição do Imposto de Renda. No entanto, é importante entender que essa prática funciona como um empréstimo, sujeito a taxas e encargos que devem ser avaliados com atenção antes da contratação.
A antecipação pode ser vantajosa em situações de urgência, já que a liberação do valor costuma ser rápida e pode ajudar a aliviar pressões financeiras imediatas.
Por outro lado, é fundamental considerar os juros envolvidos. Isso porque o montante final recebido já virá descontado das tarifas do serviço contratado. Sem um bom planejamento financeiro, há o risco de que o adiantamento acabe gerando dívidas adicionais.