quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Operação Unha e Carne 2: PF mira Rodrigo Bacellar com novo mandado de buscas

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a 2ª fase da Operação Unha e Carne, que apura o vazamento de informações sigilosas da Operação Zargun para integrantes do Comando Vermelho.

Um dos principais alvos desta etapa é o deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil), presidente afastado da Alerj e deputado licenciado, que voltou a ser centro de buscas. Mandados também foram cumpridos no Espírito Santo.

Além das buscas contra Bacellar, a PF prendeu o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), detido em casa na Barra da Tijuca.

Continua depois da publicidade

Esta é a segunda vez que Bacellar é atingido pela operação. Ele havia sido preso na fase inicial e solto na semana passada pelo plenário da Alerj, mas permanece sujeito a medidas cautelares impostas por Moraes: está afastado da presidência da Assembleia, usa tornozeleira eletrônica, deve se recolher à noite e permanecer em casa nos fins de semana e feriados.

Quem é o desembargador?

O desembargador Macário Júdice Neto é o relator do processo envolvendo Thiego Raimundo dos Santos, o TH Joias, ex-deputado estadual preso por ligação direta com o Comando Vermelho. Segundo a investigação, o magistrado teria atuado para beneficiar o grupo criminoso ao repassar dados sigilosos de procedimentos em andamento.

Ele voltou ao TRF-2 em 2023 após 17 anos afastado da magistratura. Seu primeiro afastamento ocorreu em 2005, em uma ação penal que investigava suposta venda de sentenças em conexão com a máfia dos caça-níqueis no Espírito Santo. Ele foi absolvido em 2015, mas seguiu fora do cargo devido a um processo administrativo disciplinar (PAD) que tratava do mesmo assunto.

Em 2022, o Conselho Nacional de Justiça julgou que o PAD havia extrapolado o tempo máximo para conclusão e determinou seu retorno. Mesmo assim, outro afastamento por improbidade permanecia vigente, até ser superado.

Em maio de 2023, com base na lista de antiguidade, o presidente do TRF-2 encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação de Macário para assumir como desembargador federal. Ele tomou posse em cerimônia no gabinete da Presidência do tribunal.

fonte

Verifique também

PL transforma BBB em “Big Baixaria Brasil” para atacar Lula e ministros nas redes

O Partido Liberal (PL) usou as redes sociais na noite de segunda-feira (12) para divulgar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *