sexta-feira , 14 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

ONU cobra mais segurança e melhores condições na COP 30 após invasão do evento

Um alto funcionário de uma subdivisão dedicada ao clima da Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu das autoridades brasileiras um plano para melhorar a segurança, mitigar o calor e prevenir as inundações na COP 30, realizada em Belém (PA).

Secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell criticou a falha de segurança que permitiu que ativistas invadissem o local da conferência na terça. Segundo Stiell, a organização apresenta uma “série de vulnerabilidades” e o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria instruído a Polícia Federal (PF) a não intervir para dispersar manifestantes.

VEJA TAMBÉM:

“Isso representa uma grave violação da estrutura de segurança estabelecida” e levanta “sérias preocupações” sobre se o Brasil está cumprindo suas obrigações de segurança como anfitrião oficial e presidente da COP 30”, declarou o executivo, segundo informações da agência Bloomberg.

O funcionário da ONU ainda criticou a falta de ar-condicionado, as filas excessivas para alimentação e outras precariedades. Stiell também mencionou o efetivo de segurança insuficiente.

A carta foi encaminhada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. O governo informou que “todas as solicitações da ONU foram atendidas” na organização da COP 30.

A invasão por elementos de partido de esquerda, indígenas e representantes de ONGs marcou a terça-feira na COP 30. Além de gritos contra a exploração de petróleo, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o governo Lula por promover a perfuração na margem equatorial do Rio Amazonas. Era possível ver símbolos de partidos de esquerda, como o PSOL, nas bandeiras.

fonte

Verifique também

Jorginho Mello mantém liderança ao governo de SC, aponta pesquisa

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), segue na liderança isolada na disputa pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *