quarta-feira , 29 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Musk acusa Wikipedia de ser “woke” e lança concorrente

A nova empresa de inteligência Artificial xAI, criada pelo empresário Elon Musk, anunciou nesta semana o lançamento da Grokipedia, plataforma com a proposta de se tornar uma espécie de enciclopédia digital.

Segundo o bilionário, seu novo projeto visa competir com a Wikipedia, acusada por ele e outras figuras alinhadas à direita de ser “woke”.

Em janeiro, Musk criticou duramente a Wikipedia por uma publicação alegando que ele havia levantado o braço direito rigidamente à sua frente, semelhante a uma saudação nazista, durante um discurso comemorativo em homenagem à posse do presidente americano Donald Trump. A imagem viralizou na ocasião e foi usada pela esquerda para acusá-lo de apoio ao nazismo.

Em comentários no X sobre o lançamento nesta segunda-feira (27), Elon Musk afirmou que a Grokipedia terá “dez vezes mais verdade” que a concorrente lançada em 2001.

“O objetivo de Grok e Grokipedia.com é a verdade, toda a verdade e nada além da /verdade. Nunca seremos perfeitos, mas nos esforçaremos para alcançá-la”, disse ao falar do projeto na rede social de sua propriedade.

As informações publicadas na plataforma serão produzidas pelo Grok, o chatbot de Inteligência Artificial da empresa xAI lançada neste ano pelo empresário. Por enquanto, a Grokipedia contabiliza pouco mais de 800 mil artigos gerados por IA, em comparação aos quase oito milhões escritos por pessoas na Wikipédia.

O cofundador da Wikipedia Jimmy Wale afirmou em entrevista recente que não acreditava que a IA irá substituir a precisão do site lançado em 2001. O empresário atualmente lidera um grupo de trabalho interno focado em aperfeiçoar a plataforma de busca de informação para ser mais “neutra”, a fim de atrair pesquisadores acadêmicos e outros usuários que costumavam usar a ferramenta digital.

fonte

Verifique também

Cavalo de Troia cósmico? Astrofísico levanta questões sobre o cometa 3I/Atlas

O astrofísico Avi Loeb, professor de Harvard e chefe do Galileo Project, levantou dúvidas em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *