segunda-feira , 25 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Museus do Smithsonian passarão por revisão para preservar valores históricos dos EUA

A Casa Branca realizará uma revisão abrangente das exposições e materiais da Instituição Smithsonian – responsável por alguns dos principais museus públicos dos Estados Unidos – para garantir, segundo o governo, a preservação dos “valores duradouros da história americana”.

A medida atende o decreto assinado pelo presidente Donald Trump que busca “restaurar a verdade e a sanidade” nos museus dos EUA. Ela determina que as exposições feitas em museus que recebem financiamento federal reflitam narrativas históricas unificadoras e precisas para os americanos, sem vieses ideológicos ou divisivos.

Segundo informações veiculadas nesta terça-feira (12) pela imprensa dos EUA, a solicitação de revisão da Casa Branca foi formalizada em carta enviada ao secretário da Instituição Smithsonian, Lonnie Bunch III, pedindo que oito museus de Washington, D.C. – entre eles o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História Natural e a Galeria Nacional de Retratos – participem da primeira fase da revisão. Outras unidades serão incluídas na etapa seguinte.

Segundo o documento, cada museu deverá apresentar em 30 dias um inventário completo das exposições atuais e futuras, planos de programação para o 250º aniversário dos EUA, orçamentos e diretrizes internas. Haverá visitas presenciais e entrevistas com curadores, e, em até 120 dias, os museus deverão iniciar “correções de conteúdo quando necessário”, substituindo linguagem considerada ideologicamente tendenciosa por descrições “historicamente precisas e construtivas”.

A direção do Smithsonian afirmou que analisará a carta e que manterá seu compromisso com “excelência acadêmica, pesquisa rigorosa e apresentação factual da história”, trabalhando de forma construtiva com a Casa Branca, o Congresso e o Conselho de Regentes.

A rede Smithsonian é o maior complexo de museus do mundo, com 21 instituições e o Zoológico Nacional, e recebe cerca de 17 milhões de visitantes por ano, com entrada gratuita na maioria de suas unidades.

fonte

Verifique também

Silas Malafaia critica Tarcísio por falta de postura firme contra STF e Moraes

O pastor Silas Malafaia criticou a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *