quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Mulher morre em UPA de Cuiabá após marido impedir atendimento médico

VANESSA MORENO

DO REPÓRTERMT

Arinalva Maria da Silva Soares, de 45 anos morreu no final da tarde de sexta-feira (19), em Cuiabá após o marido impedir que a equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos prestasse atendimento à vítima, que estava debilitada devido a um quadro de pneumonia. Com isso, ela teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. Prefeitura nega feminicídio.

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada na UPA do Pascoal Ramos para atender a uma ocorrência de um homem exaltado, que estava dificultando o atendimento da própria esposa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No local, a equipe médica informou que Arinalva deu entrada na unidade de saúde debilitada, mas com quadro estável. No entanto, em determinado momento, o homem a puxou pelo braço, na tentativa de retirá-la do local, impedindo que ela fosse internada.

O casal estava acompanhado de uma assitente social. Segundo a profissional, o homem costumava colaborar escrevendo informações em um papel, mas nesta sexta-feira ele se recusou e agiu de forma evasiva.

Com isso, a equipe de funcionários da unidade de saúde tentou intervir e, devido aos puxões, a vítima caiu no chão e o marido se debruçou sobre ela, impedindo que os funcionários prestassem socorro.

Nesse momento, ele chegou a dar um soco no rosto da assistente social, que tentava retirá-lo de cima da vítima.

Após conseguirem removê-lo, Arinalva foi levada em estado grave para a sala vermelha, com um quadro de parada respiratória. Foram realizadas manobras de reanimação por cerca de 30 minutos, mas ela não resistiu e morreu.

O homem foi encaminhado ao Plantão de Violência Doméstica e, posteriormente, à Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Outro lado

Procurada, a Prefeitura de Cuiabá emitiu a seguinte nota:

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece os fatos relacionados ao atendimento de uma paciente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos, na noite desta sexta-feira (19).

A paciente A. M. D. S. S., de 45 anos, pessoa com deficiência auditiva e de fala, deu entrada na unidade por volta das 18h, queixando-se de dor na lombar, tontura, tosse e vômito há 1 dia. A paciente foi prontamente acolhida e avaliada pela equipe médica. Durante o atendimento, houve um momento de tensão envolvendo o acompanhante, em razão de dificuldades no processo de comunicação durante o repasse das orientações pela equipe de saúde.

De acordo com a avaliação clínica realizada na unidade, não foram constatados indícios de agressão física na paciente. No decorrer do atendimento, a paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória e foi imediatamente encaminhada ao box de emergência. A equipe médica realizou todos os procedimentos de reanimação por aproximadamente 30 minutos; porém, apesar de todos os esforços, o óbito foi constatado.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, durante as avaliações médicas, não foram identificadas lesões corporais, sinais de agressão ou quaisquer escoamentos compatíveis com violência física. Também não houve constatação de agressões por parte do acompanhante da paciente no exame clínico.

Após o óbito, o corpo foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), órgão responsável pela investigação e pela determinação da causa da morte, conforme os protocolos legais.

A coordenação da UPA Pascoal Ramos acompanhou toda a ocorrência de forma direta e permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários, bem como colaborar com eventuais apurações.


fonte

Verifique também

Banco Master está na lista de financeiras com descontos suspensos em Mato Grosso

Reprodução Em Mato Grosso, descontos consignados de 11 instituições financeiras foram suspensos Reprodução Em Mato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *