APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O estado de Mato Grosso registrou um aumento de 42,10% no número de mulheres vítimas de feminicídios, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os números são do Observatório Caliandra, atualizado pelo Ministério Público Estadual.
Ao todo, foram 27 casos de mulheres assassinadas por motivos de gênero até a última atualização do painel, nesta segunda-feira (30). No mesmo período do ano passado haviam sido notificados 19 feminicídios.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Neste ano, a maior parte das mortes foi registrada nos meses de maio e junho. Apenas neste período, foram registrados 16 crimes desta natureza. Nos primeiros quatro meses do ano foram mais 11 mortes.
O número de feminicídios deste ano equivale a 57% do que foi registrado no ano inteiro de 2024, quando foram notificadas 47 mortes de mulheres.
Além disso, o painel permite saber quais os períodos mais comuns para essas ocorrências neste ano. Foram 12 mortes no período noturno, 9 no matutino e 6 no vespertino.
A maior parte das vítimas, um total de 8, foram mortas às quintas-feiras. Sábados e segundas aparecem em segundo lugar, com 5 ocorrências cada um. Em seguida, aparecem as terças, com 4 registros; domingo, com 3; e sexta, com 2.