segunda-feira , 25 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 60 dias o inquérito contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF) feito na última quinta-feira (3). O parlamentar é investigado por coação e tentativa de obstrução à Justiça.

Em seu despacho, Moraes afirma que a PF ainda precisa cumprir diligências pendentes. Os investigadores buscam entender se Eduardo atuou nos EUA para pressionar por sanções contra membros do STF, da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR) – que foi a autora do pedido de inquérito.

A resposta do ministro veio nesta terça-feira (8), um dia após o presidente americano Donald Trump chamar o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) de uma “caça as bruxas”. Trump afirmou que o judiciário brasileiro está perseguindo politicamente o ex-presidente. Logo depois, pediu para “deixarem Bolsonaro em paz”.

A fala de Trump elevou a tensão diplomática. Ele afirmou que “o único julgamento deve ser o das urnas” . Além disso, expressou apoio público ao ex-presidente e afirmou que “ele não é culpado de nada”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu o comentário, afirmando que a “defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros” e criticou a “interferência” de Trump.

VEJA TAMBÉM:

Próximos passos do inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Nos próximos 60 dias, a PF deverá concluir as investigações e apresentar um relatório ao STF. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir, ao final das diligências, se Eduardo será denunciado e se haverá abertura de ação penal. A PGR acompanhará os trabalhos e pode apresentar denúncia formal, caso encontre indícios suficientes de crime.

Enquanto isso, Trump garante que continuará acompanhando o caso de Bolsonaro.

fonte

Verifique também

Israel ataca alvos militares dos Houthis na capital do Iêmen

As Forças de Defesa de Israel (FDI) bombardearam neste domingo (24) um complexo militar, duas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *