sexta-feira , 30 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Milei diz que Argentina está mostrando ao mundo que o “caminho certo” é o da direita

O presidente da Argentina, Javier Milei, compareceu nesta terça-feira (27) à terceira edição do La Derecha Fest, apresentado como “o evento mais antiesquerdista do país”, onde discursou para seus apoiadores em defesa do livre mercado e da liberdade de expressão.

“A Argentina está mostrando ao mundo que o verdadeiro caminho é o da direita”, declarou em seu discurso.

“Durante meu governo, nestes últimos dois anos, demonstrei que o liberalismo é superior na prática devido aos efeitos que produz. Ou seja, as pessoas prosperam quando o Estado deixa de ser opressor”, afirmou o presidente no início do pronunciamento, após abrir caminho até o palco entre seus apoiadores.

Milei sustentou que o mundo enfrenta uma “grande mudança de paradigma” e que, na era da internet, “a informação viaja na velocidade da luz e permite que os cidadãos se eduquem como nunca antes”.

“Isso coloca os regimes autoritários e seus cúmplices, a mídia, sob controle”, afirmou ele, referindo-se ao bloqueio da internet implementado pelo regime do Irã em resposta aos protestos massivos que eclodiram no final de 2025.

“Graças à internet e à criatividade popular, conseguimos criar a campanha mais eficaz em termos de custo da história”, enfatizou o presidente, antes de agradecer a seus apoiadores pelo “enorme trabalho” realizado nas redes sociais.

Ele celebrou o fato de os humanos estarem “ensinando pedras e metais a raciocinar” e criticou os “controladores de sempre” que exigem regulamentações para a indústria de inteligência artificial.

Ele também se referiu a Elon Musk como “o meior empreendedor da história” e criticou os “apadrinhados” com ligações com o Estado.

“O único monopólio ruim é aquele criado por lei, porque se for um processo virtuoso, só resta um concorrente, e você não tem o direito de atacá-lo”, disse Milei.

Também participaram do evento figuras conhecidas na direita argentina, como Agustín Laje e Nicolás Márquez. A congressista Lilia Lemoine e o prefeito de General Pueyrredón — cidade onde fica Mar del Plata — Guillermo Montenegro, entre outros, também marcaram presença.

Descrito nas redes sociais como “o evento mais antiesquerdista do país” e organizado pela consultoria política Arcano Strategy Group, pelo jornal La Derecha Diario e pela editora Hojas del Sur, o evento serve como plataforma para a direita argentina reforçar sua batalha cultural contra a esquerda.

Nesta terça-feira, o presidente compareceu a um show estrelado por sua ex-companheira, a humorista Fátima Flores, na cidade e subiu ao palco para cantar uma versão de “El rock del gato”, da banda argentina Los Ratones Paranoicos.

A menos de 50 metros do teatro, seus apoiadores — gritando “Presidente, Presidente” — entraram em confronto com opositores que exigiam “Ele tem que sair, ele tem que sair”.

A visita de Milei a Mar del Plata, que começou na segunda-feira com um passeio de van pelo centro da cidade, faz parte de sua “Turnê da Gratidão”, em agradecimento pelos 49,30% dos votos obtidos por La Libertad Avanza no distrito de General Pueyrredón nas eleições legislativas de 2025.

fonte

Verifique também

Milei diz que Conselho da Paz de Trump defenderá valores judaico-cristãos

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta quarta-feira (28) que o Conselho da Paz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *