quinta-feira , 6 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Marcos Pereira: Congresso deve concluir debate sobre crime organizado até dezembro

BUENOS AIRES – O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou nesta quinta-feira (6), durante o Fórum de Buenos Aires, que o Congresso Nacional deve concluir até o fim do ano as discussões sobre o pacote de projetos voltados ao combate ao crime organizado.

Segundo ele, a prioridade é acelerar a tramitação do PL Antifacções, do PL Antiterrorismo e da PEC da Segurança Pública, que já está em comissão especial na Câmara dos Deputados. “Até antes do início do recesso, lá pelo dia 20 de dezembro, a gente deve ter esses projetos avançados”, disse.

Pereira afirmou que o tema ganhou urgência política após os episódios de violência no Rio de Janeiro, mas destacou que o Legislativo tem atuado dentro de suas atribuições. “O senso de insegurança e o crime organizado avançando demasiadamente no nosso país precisam ser combatidos urgentemente e de forma enérgica, não só pelo Poder Executivo Federal, mas com uma força-tarefa com os estados. E aquilo que depender da Câmara e dos Republicanos, nós vamos fazer e dar a nossa contribuição”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O presidente do Republicanos também declarou que não há risco à soberania nacional na proposta que equipara facções criminosas ao terrorismo. “Não há por que violar a soberania nacional. Se é interesse do legislador e se o legislador legisla isso, não vejo, a princípio, inconstitucionalidade nessa equiparação”, disse.

Pereira ressaltou que o objetivo é oferecer uma resposta institucional à escalada do crime organizado e devolver à sociedade a sensação de segurança. “O Legislativo vai dar a sua resposta no tempo adequado, mas com firmeza e responsabilidade”, concluiu.

fonte

Verifique também

Gilmar defende ação conjunta contra crime no Rio e critica falta de políticas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta quarta-feira (5), durante o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *