quarta-feira , 14 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Mãe de Dante de Oliveira, Maria Benedita morre aos 104 anos na Capital

GUSTAVO CASTRO

DO REPÓRTERMT

Morreu na noite de hoje (12), em Cuiabá, Maria Benedita Martins de Oliveira, aos 104 anos. Mãe do ex-governador Dante de Oliveira, a matriarca estava internada em sistema de ‘home care‘ em sua residência.

Dona Maria Benedita era conhecida por sua longevidade e vigor. Ao longo dos 104 anos, ela sobreviveu à pandemia de covid-19, tendo superado a doença em duas ocasiões. Mesmo com a mobilidade reduzida e fazendo uso de cadeira de rodas, mantinha-se ativa politicamente. Em 2024, fez questão de prestigiar o lançamento da candidatura de Eduardo Botelho (UB) à Prefeitura de Cuiabá.

Eleitora declarada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem chegou a receber um vídeo de felicitações pelo centenário em 2023, Maria Benedita nunca deixou de exercer o direito ao voto, mesmo após a idade em que a obrigatoriedade cessa.

Legado

Maria Benedita era a base da família de Dante de Oliveira, ex-prefeito de Cuiabá e ex-governador de Mato Grosso. Dante tornou-se ícone nacional nos anos 1980 ao ser o autor da emenda das “Diretas Já”, movimento que mobilizou milhões de brasileiros pelo fim da ditadura militar e o retorno das eleições diretas para presidente.

Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram confirmadas pela família.


fonte

Verifique também

Atenção especializada ao idoso: porque precisamos mudar o modelo de cuidado em saúde

Reprodução Dr. Marcelo Sandrin, médico intensivista, pneumologista, cardiologista e clínico Reprodução Dr. Marcelo Sandrin, médico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *