GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
Morreu na noite de hoje (12), em Cuiabá, Maria Benedita Martins de Oliveira, aos 104 anos. Mãe do ex-governador Dante de Oliveira, a matriarca estava internada em sistema de ‘home care‘ em sua residência.
Dona Maria Benedita era conhecida por sua longevidade e vigor. Ao longo dos 104 anos, ela sobreviveu à pandemia de covid-19, tendo superado a doença em duas ocasiões. Mesmo com a mobilidade reduzida e fazendo uso de cadeira de rodas, mantinha-se ativa politicamente. Em 2024, fez questão de prestigiar o lançamento da candidatura de Eduardo Botelho (UB) à Prefeitura de Cuiabá.
Eleitora declarada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem chegou a receber um vídeo de felicitações pelo centenário em 2023, Maria Benedita nunca deixou de exercer o direito ao voto, mesmo após a idade em que a obrigatoriedade cessa.
Legado
Maria Benedita era a base da família de Dante de Oliveira, ex-prefeito de Cuiabá e ex-governador de Mato Grosso. Dante tornou-se ícone nacional nos anos 1980 ao ser o autor da emenda das “Diretas Já”, movimento que mobilizou milhões de brasileiros pelo fim da ditadura militar e o retorno das eleições diretas para presidente.
Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram confirmadas pela família.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
