segunda-feira , 14 julho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Macron defende discutir retaliações a tarifas de 30% dos EUA contra União Europeia

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu neste sábado (12) que a União Europeia (UE) deve se preparar para impor retaliações às tarifas anunciadas pelos EUA aos produtos do bloco europeu com vigor a partir de 1º de agosto.

“Juntamente com a Presidente da Comissão Europeia, a França compartilha a mesma desaprovação muito forte ao anúncio de tarifas horizontais de 30% sobre as exportações da UE para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto. Este anúncio ocorre após semanas de intenso envolvimento da Comissão em negociações com os Estados Unidos, com base em uma oferta sólida feita de boa-fé”, escreveu Macron em publicação no X.

De acordo com o líder francês, o momento requer “unidade” do bloco econômico para “defender resolutamente os interesses europeus. “Isso implica em acelerar a preparação de contramedidas críveis, mobilizando todos os instrumentos à sua disposição, incluindo a anti-coerção, caso não seja alcançado nenhum acordo até 1º de agosto”, destacou Macron.

Horas antes, em resposta à Casa Branca, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia “segue disposta a manter negociações com os EUA”, mas também não descarta a possibilidade de contramedidas às tarifas americanas.

Para von der Leyer, as taxas “interromperiam cadeias de suprimentos transatlânticas essenciais, em detrimento de empresas, consumidores e pacientes de ambos os lados do Atlântico”.

Ela também destacou que a UE “sempre priorizou uma solução negociada com os Estados Unidos” e reiterou seu “compromisso com o diálogo, a estabilidade e uma parceria transatlântica construtiva”.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

União Europeia adia para agosto retaliação a tarifas de Trump

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste domingo que adiará para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *