segunda-feira , 22 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Macron cumpre promessa e França reconhece Estado palestino

O presidente francês, Emmanuel Macron, cumpriu uma promessa que havia feito no final de julho e anunciou nesta segunda-feira (22) que a França reconheceu formalmente o Estado palestino.

“Chegou a hora. É por isso que, fiel ao compromisso histórico do meu país com o Oriente Médio, com a paz entre israelenses e palestinos, declaro que hoje a França reconhece o Estado da Palestina”, disse Macron, durante discurso em uma cúpula sobre a solução de dois Estados na ONU, em Nova York, segundo informações da CNN.

A conferência, organizada pela França e Arábia Saudita, foi planejada como um fórum para algumas das principais potências ocidentais tomarem a iniciativa de reconhecer o Estado palestino, mas o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e Portugal se adiantaram e anunciaram o reconhecimento no fim de semana.

Macron alegou que esse reconhecimento “não tira nada dos direitos do povo de Israel, que a França apoiou desde o primeiro dia”.

“A França nunca vacilou, permanecendo ao lado de Israel, mesmo quando sua segurança estava em jogo, inclusive quando houve ataques aéreos iranianos. Este reconhecimento do Estado Palestino é uma derrota para o [grupo terrorista] Hamas”, acrescentou o presidente francês.

Antes do início da conferência, que antecede o debate da Assembleia Geral, o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, descreveu o evento como “teatro” e disse que o reconhecimento do Estado palestino “não mudará a vida dos palestinos em campo”.

“Veremos um espetáculo quando o presidente Macron e seus amigos se reunirem. Sabemos que esta conferência decorre de interesses nacionais, não é diplomacia”, disse Danon a repórteres em frente à Assembleia Geral das Nações Unidas. “É uma vitória vazia, uma retórica vazia, em vez de condenar verdadeiramente o terrorismo.”

fonte

Verifique também

Fachin visita papa Leão XIV antes de assumir presidência do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin se encontrou neste sábado (20) com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *