sábado , 25 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula recua após inverter lógica do narcotráfico

“Fiz uma frase mal colocada”, postou o presidente Lula (PT), após dizer a jornalistas que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.” A declaração ocorreu na Indonésia, nessa quinta-feira (23). Se antes o petista opinava que “é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga“, agora alega que “meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado.”

Após a repercussão negativa de sua fala, Lula argumentou que “mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”. Para tentar embasar sua defesa, fala, por exemplo, da PEC da Segurança Pública. A medida é alvo de críticas dos estados por centralizar a gestão do combate ao crime na União. Isso, de acordo com os críticos, poderia dificultar o enfrentamento às peculiaridades da criminalidade em cada região.

Durante a agenda na Indonésia, Lula comentou a ação dos Estados Unidos no Caribe, sobretudo a explosão de um barco que, de acordo com o governo americano, estaria carregado de drogas. Questionado, o presidente disse que, em vez de matar, seria necessário prender e julgar os envolvidos. Ele acrescentou que o combate ao narcotráfico, atualmente, cria uma  “batalha do bem contra o mal”. O posicionamento, no entanto, mudou de tom em seu recuo: “continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.”

VEJA TAMBÉM:

Posição diante do narcotráfico opõe Lula a Trump

Embora tenha recuado, Lula já era alvo de críticas antes de chamar traficantes de vítimas dos usuários. O alinhamento do presidente com a Venezuela, considerada pelos Estados Unidos como um narcoestado, gera desconforto nas relações entre os países.

Seu partido, o PT, divulgou nota em defesa da ditadura de Nicolás Maduro, contra suposta tentativa americana de interferir na soberania do país. Como reforço à defesa de Maduro contra a suposta ameaça, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou o envio de integrantes à Venezuela. O intuito seria, de acordo com o próprio MST, auxiliar em um possível confronto entre Venezuela e Estados Unidos.

Ministro da Secom diz que Lula “se atrapalhou”

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que Lula “se atrapalhou” ao dar a declaração. Em entrevista ao jornal O Globo, Sidônio disse que o petista “não pensa isso”.

“Ele se atrapalhou na forma de falar. Não existe isso de vítima. O presidente não pensa isso. Ele queria dizer que não tem como excetuar ninguém disso, todo mundo tem responsabilidade, foi uma palavra mal colocada”, afirmou o ministro.

A Secom tenta contornar a crise criada por Lula no momento em que ele registra uma melhora nas pesquisas para as eleições de 2026. Mais cedo, a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostrou que o presidente venceria a disputa em todos os cenários apresentados. Além disso, a avaliação positiva sobre o petista superou numericamente a negativa.

Nesta quinta-feira (24), Lula confirmou que tentará a reeleição no ano que vem. “Eu quero dizer que vou completar 80 anos. Pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, disse.

fonte

Verifique também

Após ataques no mar, Trump diz que EUA vão iniciar operações antidrogas por terra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que seu governo prepara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *