quinta-feira , 5 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula recebe Motta e líderes da Câmara para jantar na Granja do Torto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quarta-feira (4) o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários da base do governo e do Centrão para um jantar na Granja do Torto, a residência de campo oficial da Presidência, em Brasília.

Esse tipo de encontro informal na Granja Torto era frequente nos dois primeiros mandatos do petista, mas tinha sido deixado de lado no Lula 3. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o presidente agradeceu pelos projetos aprovados em 2025 e expressou “confiança nas votações de 2026”.

“Também falou da disputa eleitoral desse ano e que tem muita convicção da vitória”, disse Guimarães no X ao compartilhar imagens do encontro.

VEJA TAMBÉM:

O chefe do Executivo não teria feito cobranças públicas a Motta durante o evento. Na segunda (2), o presidente enviou ao Congresso as prioridades do governo para este ano, entre elas, o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança Pública e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

O evento foi organizado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que deixará a articulação política do governo no mês que vem para disputar uma vaga ao Senado.

A confraternização faz parte da tentativa de reaproximação do Executivo com Legislativo depois de meses de tensão institucional.

Lula convidou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e os líderes da Casa Alta, mas como muito senadores ainda não voltaram do recesso a reunião deve ocorrer após o Carnaval.

Representantes de partidos do Centrão como Antônio Brito (PSD-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Pedro Lucas Fernandes (União-MA) participaram do jantar.

Também marcaram presença os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Sidônio Palmeira (Comunicação), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) e Rui Costa (Casa Civil).

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o atual chefe do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (o “Conselhão”) e substituto de Gleisi, Olavo Noleto, participaram do jantar.

fonte

Verifique também

Gilmar propõe força-tarefa contra deepfakes nas eleições e acordo com empresas de IA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes propôs a criação de uma força-tarefa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *