segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula quer maioria no Senado em 2026 para a direita não “avacalhar” o Supremo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, nas eleições de 2026, será preciso eleger maioria no Senado a fim de evitar que a direita “avacalhe” o Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração de Lula foi dada neste domingo (1.º), em discurso durante o encerramento do congresso nacional do PSB, em Brasília. As informações são do site Poder360.

“Muitas vezes, a gente tem que pegar os melhores quadros, eleger senador da República, eleger deputado federal, eleger senadora, porque nós precisamos ganhar a maioria do Senado, porque, senão, esses caras [da direita] vão avacalhar com a Suprema Corte”, disse.

Lula ainda afirmou que a Suprema Corte não é uma “maçã doce”, mas que é preciso “preservar as instituições que garantem o exercício da democracia nesse país.”

Em 2026, haverá eleição para ⅔ das cadeiras no Senado – 54 das 81. A própria direita já declarou que busca maioria na Casa Alta do Congresso Nacional, já que é a instância que pode abrir pedidos de impeachment contra ministros do STF.

A direita vislumbra essa possibilidade. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “já chegamos a quase 40 senadores declaradamente a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes”.

Ainda em fevereiro, o presidente da Casa Alta, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que não pautaria impeachment de ministros do STF e que o Senado “não é órgão de correção do STF”.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *