O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo à comunidade internacional durante discurso nesta quinta-feira na COP30 de Belém, afirmando que é hora de levar a sério os alertas da ciência e decidir se os líderes terão coragem e determinação para agir contra a mudança do clima.
Lula criticou “forças extremistas” que fabricam inverdades com fins eleitorais, enfatizando a necessidade de superar a desconexão entre os salões diplomáticos e o mundo real, enfrentando divergências com diálogo e planejamento.
“As pessoas podem não entender o que são emissões ou toneladas de médias de carbono, mas sentem a poluição. Podem não entender o que são sumidouros de carbono ou reguladores climáticos, mas reconhecem o valor das florestas e dos oceanos”, disse Lula em seu discurso.
Continua depois da publicidade
O presidente também defendeu um novo modelo de desenvolvimento mais justo e de baixo carbono, destacando que a Amazônia é o maior símbolo da causa ambiental e que os amazônidas têm o direito de questionar o que o mundo está fazendo para preservar sua casa.
Segundo ele, é essencial reverter o desmatamento e fazer uma transição para se abandonar os combustíveis fósseis, com mobilização de recursos para se alcançar esses objetivos.
“Estou convencido que, apesar de nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapa do caminho para planejar de forma planejada e justa reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, afirmou.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.