O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a Colômbia nesta quinta-feira (21), em sua 36ª viagem internacional durante o terceiro mandato. Somente em 2025, Lula ficou fora do Brasil por 31 dias.
O destino da vez é Bogotá, onde participará da V Cúpula de Presidentes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que ocorrerá na sexta-feira (22), na Casa de Nariño, residência oficial da Presidência da Colômbia.
A reunião faz parte das preparações para a COP 30, agendada para novembro em Belém (Pará). Até o fim desta viagem, Lula terá acumulado 119 dias, ou quatro meses, fora do Brasil desde o início do mandato.
A comitiva brasileira que acompanha Lula inclui a primeira-dama Janja da Silva e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência). Além dos presidentes do Brasil e da Colômbia, estarão presentes representantes dos países amazônicos: Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Em 2025, esta será a 11ª viagem internacional de Lula, que visitou países como Japão, China, Rússia e França. Entre 2023 e 2025, o presidente realizou 35 viagens, visitando 36 países diferentes.
O foco da cúpula na Colômbia é o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), iniciativa que prevê US$ 125 bilhões para recompensar nações que preservam suas florestas tropicais.
O fundo terá um modelo de financiamento híbrido, com 20% de fontes públicas e 80% de fontes privadas. Países como Noruega, Alemanha, Reino Unido, França e Emirados Árabes são os potenciais investidores.