O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou fazer maiores comentários, neste domingo (23), sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida na véspera em Brasília por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Moraes atendeu a um pedido feito pela Polícia Federal no fim da noite de sexta (21) e início da manhã de sábado (22) de que houve uma tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica e risco de fuga durante uma vigília de apoiadores programada para ser realizada à noite.
“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, disse Lula durante uma entrevista coletiva em Joanesburgo, na África do Sul, onde participou da reunião de cúpula do G20.
Lula ainda minimizou uma possível retaliação ou estremecimento da relação com os Estados Unidos, que começou a avançar após a Assembleia Geral da ONU, em setembro. O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou a prisão de Bolsonaro como “muito ruim”.
“Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”, completou.
Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) após a Polícia Federal indicar risco de fuga em meio à vigília convocada por seus apoiadores na véspera e de um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica. Moraes sugere que o ex-presidente tentaria se refugiar na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 13 quilômetros de distância do condomínio onde mora, em Brasília.
O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília por volta das 6h35. Não se trata do início do cumprimento da pena por golpe de Estado.
Uma cela especial foi preparada para o ex-presidente na sede da Polícia Federal, para onde foi levado após passar por exame de corpo de delito. Moraes agendou audiência de custódia para este domingo (23), às 12h, e uma sessão da Primeira Turma do STF para referendar a decisão na segunda (24). Por ora, Bolsonaro só está autorizado a receber visitas de advogados e da equipe médica que o acompanha.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
