terça-feira , 4 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula diz que ligará para Trump se negociação de tarifas não avançar até final da COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que ligará para seu homólogo americano, Donald Trump, se as negociações comerciais entre os países não avançarem até o final da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece no Brasil neste mês, segundo informaram agências internacionais nesta terça-feira (4).

“Saí da reunião com o presidente Trump certo de que chegaremos a um acordo”, afirmou o petista a repórteres em Belém, sede do encontro das Nações Unidas, de acordo com citação da agência Reuters.

“Disse a ele [Trump] que era muito importante que nossos negociadores começassem a conversar em breve”, disse o presidente brasileiro. “Quando a COP30 terminar, se a reunião entre meus negociadores e os dele não tiver sido agendada, ligarei para Trump novamente. Tenho o número dele, ele tem o meu. Não é um problema”, acrescentou.

Lula afirmou que o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o ministro da Economia, Fernando Haddad, estão disponíveis para viajar aos Estados Unidos, se for necessário.

A reunião bilateral entre Trump e o petista no final do mês passado, na Malásia, terminou sem a definição de um acordo sobre as cobranças de 50% sobre produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos. Lula também pediu a retirada de sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.

Além de comentar sobre tarifas com repórteres em Belém, a agência de notícias americana Associated Press (AP) informou que Lula pediu uma mobilização de líderes da América Latina para discutir os ataques recentes de Washington perto da Venezuela e Colômbia.

De acordo com a AP, o petista disse que está considerando participar de uma reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), na Colômbia, onde será discutida a atuação militar dos Estados Unidos na região.

Lula informou que comentou o assunto com o homólogo americano na Malásia. “Eu disse a Trump que a América Latina é uma região de paz. Não quero que cheguemos ao ponto de uma invasão terrestre dos Estados Unidos na Venezuela”.

fonte

Verifique também

Lula se hospeda em barco tipo hotel depois de dizer que não queria luxo

O presidente Lula (PT) chegou a Belém (PA) durante o fim de semana e ficará …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *