O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (2), que a decisão sobre disputar ou não a reeleição para a presidência será anunciada em março de 2026.
“Provavelmente eu seja candidato. Tenho que consultar meu partido, meus aliados. E preciso levar em conta que estou com 80 anos e, para ser candidato, preciso estar 100%. Se eu estiver como estou hoje, tenho condições plenas para ser candidato. […] E se eu for candidato, vou ser para ganhar, tá? Espero que haja muita gente boa para disputar. Quando chegar o mês de março, nós vamos decidir as coisas direitinho”, disse em entrevista à TV Record.
Lula não entrou em muitos detalhes sobre a decisão ainda não tomada, mas afirmou que, “se for necessário”, disputará as eleições de 2026 para evitar o retorno de negacionistas.
Continua depois da publicidade
“Se depender de mim, essas tranqueiras que governaram o país não vão voltar. Se for necessário para evitar esses negacionistas, eu serei candidato”, destacou Lula.
Durante a conversa, Lula também defendeu que o eleitor escolha representantes alinhados às políticas sociais.
Disputa em 2026
A última pesquisa Atlas/Intel, divulgada nesta terça-feira (2), mostra que Lula mantém uma vantagem consistente, liderando todos os cenários do primeiro turno da disputa presidencial em 2026, mas enfrentará cenários mais desafiadores no segundo turno contra potenciais representantes do bolsonarismo.
No segundo turno, ele aparece em empate técnico contra dois possíveis adversários: Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL).
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.