sexta-feira , 10 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula diz que convencerá Marina e Ibama sobre petróleo na Margem Equatorial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que pretende convencer o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a aprovarem a exploração de petróleo na costa do Amapá, na foz do rio Amazonas, região conhecida como Margem Equatorial.

Em entrevista à Rádio Clube do Pará, Lula destacou que Marina Silva não é contra a exploração petrolífera e que o governo atuará com responsabilidade ambiental.

“Não podemos deixar de pesquisar”

Continua depois da publicidade

O presidente defendeu que o Brasil deve considerar os impactos positivos e negativos da prospecção. “Precisamos pensar nos prós e nos contras: isso é bom ou ruim para o Brasil? Eu tenho um sonho de que um dia não precisaremos mais de combustíveis fósseis, porque teremos outras formas de energia. O Brasil já é privilegiado, com 87% de sua matriz energética limpa”, afirmou.

Lula reforçou que a Petrobras precisará cumprir todas as exigências ambientais para evitar impactos ecológicos, citando o desastre no Golfo do México como um alerta. “Se houver algum problema, precisamos garantir tempo para corrigir e evitar qualquer desgraça. Mas não podemos deixar de pesquisar a presença de petróleo na Margem Equatorial.”

Exploração como fonte de recursos

Continua depois da publicidade

O presidente também comparou a situação do Brasil com a dos países vizinhos. “O Suriname e a Guiana já estão explorando petróleo a apenas 50 km da nossa costa. E os recursos dessa extração podem ser usados para proteger a floresta amazônica.”

Por fim, Lula afirmou que Marina Silva compartilha das preocupações ambientais, mas que não será um entrave à exploração. “Tenho certeza de que a Marina jamais será contra, porque ela é muito inteligente. O que ela questiona é o ‘como fazer’ para que a Amazônia não seja prejudicada. Se houver petróleo, teremos mais dinheiro para cuidar do Brasil.”

(Com informações da Reuters)

fonte

Verifique também

Lula anuncia em SP, estado de Tarcísio, novo crédito imobiliário para classe média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta sexta-feira para São Paulo para anunciar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *