quarta-feira , 14 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula determina que órgãos federais investiguem falhas da Enel em SP

O governo Lula determinou nesta segunda-feira (12) que autoridades do Poder Executivo e do setor elétrico tomem medidas para investigar a prestação de serviços da Enel SP. A distribuidora de energia será alvo de ações que garantam a “prestação adequada” de serviços à população, segundo despacho no Diário Oficial da União (DOU).

Esta é a primeira vez que a administração federal impõe uma postura mais enérgica contra a Enel SP, que apresenta recorrentes dificuldades em restabelecer a energia para milhares de consumidores a cada novo evento climático na capital paulista. Entre 2023 e 2025, houve ao menos quatro grandes apagões causados por tempestades com ventos fortes.

VEJA TAMBÉM:

O texto se dirige ao Ministério de Minas e Energia, à Advocacia-Geral da União (AGU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O contrato de concessão da empresa vai até o ano de 2028 e a Enel SP já declarou que não tem intenção de abrir mão dele.

Ainda de acordo com o despacho, a CGU deve apurar a “eventual responsabilidade dos entes federativos envolvidos” nas constantes falhas do fornecimento de energia à população da cidade de São Paulo. Isso incluiria também a prefeitura da cidade

A Enel foi procurada pela reportagem da Gazeta do Povo, mas não respondeu. A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a investigação; assim que o fizer, seu posicionamento será publicado neste espaço.

fonte

Verifique também

Enviado especial de Trump se reúne com príncipe herdeiro exilado do Irã

Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se de forma reservada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *