segunda-feira , 30 junho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula critica tarifas dos EUA e diz que disputa com China virou “briga pessoal”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta quarta-feira (9) como uma “briga pessoal” a guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China. Em declaração a jornalistas após participar da Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em Tegucigalpa, Honduras, Lula expressou preocupação com os impactos econômicos da escalada nas tensões comerciais.

“Nós, agora, estamos preocupados com as decisões unilaterais do presidente dos Estados Unidos. Nós não sabemos qual será o efeito devastador disso na economia, inclusive na norte-americana. Me parece que está ficando cada vez mais visível que é uma briga pessoal com a China”, afirmou.

Na mesma data, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou a elevação para 125% das tarifas sobre produtos chineses, em resposta a medidas retaliatórias de Pequim. O republicano manteve a tarifa de 10% sobre importações do Brasil e de outros países, mas com um prazo de 90 dias para negociação bilateral.

Crítica ao unilateralismo

Lula criticou duramente a estratégia dos Estados Unidos de firmar acordos isolados com diferentes países, dizendo que isso enfraquece o sistema de comércio global:

“Querer fazer negociação individual é colocar fim no multilateralismo. E é muito importante que as pessoas entendam que não é aceitável a hegemonia de um país – nem militar, nem cultural, nem industrial, nem tecnológica, nem econômica sobre os outros.”

O presidente afirmou ainda que o Brasil responderá com reciprocidade caso seja afetado pelas medidas tarifárias, e não descarta levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Continua depois da publicidade

“Tudo o que fizerem conosco haverá reciprocidade. Tudo. Ou vamos à OMC brigar, onde temos direito, ou vamos dar a mesma resposta. É o mínimo que se espera de um país com dignidade e soberania”, declarou.

Segundo Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já estabeleceu contato com representantes da diplomacia americana responsáveis pelas negociações comerciais.

fonte

Verifique também

Lula assina decreto que institui Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta segunda-feira (30), o decreto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *