quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula critica prefeitos que não usam SUS e colocam filhos em escolas particulares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (10) prefeitos que não usam os mesmos serviços públicos de educação e saúde oferecidos à população. Após as declarações, usuários apontaram nas redes sociais que, apesar de criticar outros governantes, o próprio Lula é atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“Você chega em uma cidade e pergunta: ‘Prefeito, como é que está a educação?’ [Ele responde]: ‘Está maravilhosa, a educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘Seu filho estuda nessa escola fantástica?’ [E a resposta é]: ‘Não’. O filho dele está em uma [escola] que não presta, particular”, disse o presidente.

“Aí você pergunta: ‘Você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?’ [O prefeito diz]: ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar’. Então, esse país não vai dar certo nunca. esse país só vai dar certo o dia que a classe média voltar para a escola pública. E [a classe média] só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”, emendou o petista.

Em dezembro de 2024, Lula foi levado a São Paulo para drenar um hematoma na cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro, causado por uma queda. Na ocasião, o mandatário ficou internado entre os dias 9 e 15 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês. A equipe médica do presidente é comandada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, conhecido por atender autoridades e celebridades.

Kalil é médico dos ex-presidentes Michel Temer (MDB), Dilma Rousseff (PT), Fernando Collor (PRTB) e José Sarney (MDB). Os chefes do Executivo são atendidos, via de regra, no Sírio-Libanês ou no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após a facada em 2018, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi atendido inicialmente na Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora (MG), e transferido para o Albert Einstein.

As declarações do mandatário ocorreram durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Também participaram do evento o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, (PSDB), o ministro da Educação, Camilo Santana, entre outros.

Lula repete crítica contra prefeitos

Lula fez a mesma crítica aos governantes que colocam seus filhos em escolas particulares durante o evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada como Instituição de Educação Superior, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2023.

“Muitos governantes não conhecem, porque os filhos deles não estudaram na escola que ele diz que é boa. Você chega a um prefeito e pergunta: ‘Como é a educação municipal na sua cidade?’ Ele diz: ‘Extraordinária, fantástica’. ‘Teu filho estuda nela?’, ele responde: ‘Não’”, disse à época.

“[Pergunto]: ‘Como é a saúde na sua cidade?’, ele responde: ‘Extraordinária, fantástica’. ‘Você vai ao médico aqui?’ e o governante responde ‘Não’”, emendou o presidente durante o discurso. O chefe do Executivo afirmou ainda que “as pessoas que não precisam do serviço público acham maravilhoso cortar gastos”.

fonte

Verifique também

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas para hipotecas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *