sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula autoriza desapropriação de imóveis rurais para quilombolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (20), 28 decretos referentes à desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária em territórios quilombolas. De acordo com o governo federal, as 31 propriedades abrangidas estão distribuídas por 14 estados.

Ao divulgar a medida, Lula destacou a simbologia da data, celebrada como o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. “Hoje, dia 20 de novembro, o Brasil reafirma que a igualdade racial é memória, reparação e um projeto de futuro”, declarou em seu perfil na rede social X.

VEJA TAMBÉM:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que acompanhou a cerimônia, informou que cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas. Com a publicação dos decretos, o Incra fica autorizado a realizar vistorias e avaliações para proceder à indenização dos proprietários.

Por estado, a Bahia é o que terá mais áreas (6), seguida por Paraná (4), Ceará (3), Sergipe (3), Goiás (2) e Rio Grande do Sul (2). Os demais estados com um decreto cada são: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesta semana, durante a COP30, em Belém (PA), o governo também anunciou a assinatura de dez novas portarias para avançar na demarcação de terras indígenas. As medidas foram divulgadas após a invasão do evento e protestos de indígenas que ganharam repercussão internacional. No total, são 285 mil novos hectares.

fonte

Verifique também

“Novos ilícitos” de Vorcaro levaram à segunda fase da operação contra o Master, diz PF

A descoberta de “novos ilícitos” cometidos pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *