ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT
Em entrevista ao site 
Maurício comentou que Rondon aprendeu com Benjamin Constant, dentro do positivismo, três itens: amor, a ordem e o progresso.
“Ele tinha amabilidade, tanto isso que suas mãos não têm uma gota de sangue. Então, Rondon passou a nortear toda a sua vida com amabilidade, a ordem, e por fim, veio progresso. Ele fez a diferença no meio dos iguais”, destacou.
O escritor também destacou a contribuição para a expansão das linhas telegráficas que visavam integrar o interior do Brasil ao restante do país.
“Ele uniu Rio de Janeiro a Cuiabá, fez esse braço e quando ele volta ao Rio de Janeiro, porque ele se casou com uma carioca, teve sete filhos, inclusive uma das filhas morreu quando ele estava fazendo as linhas telegráficas“, salientou.
Maurício acrescentou que milhares animais e vegetais foram classificados pela Expedição de Rondon, composta por professores, médicos, entre outros estudiosos.
“Rondon ia abrindo e os cientistas iam catalogando a parte vegetal, a parte das doenças, a parte animal, então mais de 8.800 espécies vegetais foram catalogadas, mais de 5.600 animais, doenças de todo tipo, então o Brasil começou a avançar como um país, e não aquele país que não tinha nada, então foi com Rondon, aquele menino que tinha tudo para dar errado que nasceu lá em Mimoso, ele foi fazendo a diferença no meio dos iguais“, finalizou.
Veja trecho da entrevista:
Veja entrevista completa
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
