terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Kremlin chama derrota de candidato pró-Rússia na Romênia de “estranha, para dizer o mínimo”

O governo da Rússia manifestou “estranheza” nesta segunda-feira (19) a respeito do resultado da eleição presidencial na Romênia. Na votação de domingo (18), o independente Nicușor Dan, prefeito de Bucareste, venceu em segundo turno George Simion, do partido de direita nacionalista Aliança pela União dos Romenos (AUR), considerado pró-Rússia.

Simion havia sido o mais votado no primeiro turno, realizado há duas semanas, com 40,96% dos votos, mas neste domingo conseguiu elevar seu patamar de votação para apenas 46,40%, enquanto Dan, que havia obtido 20,99% na votação inicial, subiu para 53,60%.

“As eleições foram estranhas, para dizer o mínimo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, segundo informações da agência Reuters.

“Conhecemos a história do candidato que tinha a maior chance de vencer. Sem se preocuparem em encontrar qualquer justificativa, ele foi simplesmente retirado à força da disputa”, acrescentou.

Peskov fez referência a Călin Georgescu, candidato independente, mas ex-AUR e também considerado pró-Rússia.

Ele foi o mais votado no primeiro turno realizado em novembro de 2024, mas essa votação foi anulada pela Corte Constitucional da Romênia devido a alegações de interferência russa e Georgescu foi impedido de continuar concorrendo. O primeiro turno foi realizado novamente em 4 de maio e agora ocorreu o segundo.

O fundador do Telegram, Pavel Durov, afirmou que os serviços de inteligência da França o pressionaram para censurar apoiadores de Simion, o que foi comentado por Peskov.

“O fato de países europeus, França, Reino Unido e Alemanha, interferirem nos assuntos internos de outros países não é novidade”, disse o porta-voz do Kremlin. A França negou as alegações feitas por Durov.

fonte

Verifique também

Haddad pode ser candidato do PT ao governo de SP, sinaliza Edinho Silva

O novo presidente do PT, Edinho Silva, sinalizou que o ministro Fernando Haddad (Fazenda) deve …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *