Recurso por suposta falta de imparcialidade é rejeitado, e ex-deputada, presa em Roma desde 2025, volta a ser julgada por extradição ao Brasil, onde já foi condenada em dois processos
A Justiça da Itália negou o recurso apresentado pela defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli que pedia a troca do colegiado responsável por julgar seu caso, sob a alegação de falta de imparcialidade. Os advogados da ex-parlamentar no país europeu afirmaram que irão recorrer da decisão.
Com a negativa, proferida nesta terça-feira (10), o julgamento que decidirá sobre a extradição de Zambelli ao Brasil será retomado na manhã de quarta-feira (11). Caso a substituição de juízes tivesse sido aceita, o processo voltaria, na prática, à estaca zero.
Zambelli está presa em Roma desde 29 de julho de 2025. A ex-deputada fugiu para a Itália após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento sobre a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conluio com Walter Delgatti Neto.
Oportunidade com segurança!
Ela já acumula outra condenação no Brasil, de cinco anos e três meses de prisão, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal durante as eleições de 2022. Na ocasião, a então parlamentar empunhou uma pistola enquanto perseguia um homem negro no dia da votação, sob a alegação de que teria sido agredida por ele — versão que não foi comprovada.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.