quinta-feira , 28 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Justiça dos EUA determina libertação de estudante turca acusada pelo governo Trump de apoiar Hamas

Um juiz federal do estado americano de Vermont determinou nesta sexta-feira (9) a libertação da turca Rümeysa Öztürk, estudante de doutorado da Universidade Tufts, em Massachusetts, acusada pelo governo Trump de apoiar o grupo terrorista Hamas.

Ela havia sido presa por agentes federais de imigração em 25 de março e desde então está num centro de detenção de imigrantes na Louisiana.

Segundo informações do site Politico, o juiz distrital William Sessions III, que foi nomeado pelo ex-presidente democrata Bill Clinton (1993-2001), afirmou que a prisão de Öztürk foi “ilegal” e que a estudante teria apenas escrito um artigo de opinião com críticas a Israel no jornal da universidade.

Quando Öztürk foi presa e teve o visto de estudante cancelado, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) da gestão Trump declarou à agência Associated Press que a estudante seria apoiadora do Hamas.

“Investigações do DHS e do ICE [agência de imigração americana] constataram que Öztürk se envolveu em atividades de apoio ao Hamas, uma organização terrorista estrangeira que celebra a morte de americanos. Um visto é um privilégio, não um direito. Glorificar e apoiar terroristas que matam americanos é motivo suficiente para o cancelamento do visto”, alegou.

fonte

Verifique também

Lula é alvo de notícia-crime por fala vista como racista pela oposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou alvo de uma notícia-crime protocolada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *