quarta-feira , 14 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Justiça considera greve dos Correios legal, mas determina volta ao trabalho

JOÃO JOSÉ OLIVEIRA

UOL

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) considerou que a greve dos trabalhadores dos Correios não é abusiva, manteve cláusulas trabalhistas de acordos anteriores e reajuste de 5,10% dos salários, mas determinou a volta dos grevistas e permitiu o desconto de parte de salários pelos dias parados.

O que aconteceu
Decisão considerou que empregados seguiram determinações legais durante as paralisações. Entre elas, a manutenção de 80% do efetivo durante o movimento grevista. A decisão foi tomada após Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), que julgou o dissídio coletivo entre os Correios e empregados.

Cláusulas trabalhistas preexistentes foram preservadas. O TST atendeu a reivindicação dos trabalhadores dos Correios para manter 70 dentre itens de direitos acertados em acordos coletivos de trabalho anteriores — como adicional de 70% nas férias, 250% para trabalho em fins de semana e feriados. O Tribunal também decidiu pelo reajuste de 5,10% nos salários dos empregados de forma retroativa a agosto. O acordo resultante dessa decisão tem validade de um ano.

Leia a matéria completa no site UOL.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

PF faz buscas em endereços de Daniel Vorcaro e parentes dele

PF divulgação Nessa etapa da operação Compliance Zero, são cumpridos 42 mandados de busca e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *