quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Julgamento de extradição de golpistas na Argentina é adiado a pedido da AGU

O julgamento de extradição dos cinco brasileiros condenados pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023 e que estão presos na Argentina foi adiado para 8 de julho, após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

A audiência estava inicialmente marcada para a próxima terça-feira (24), mas foi remarcada após a AGU solicitar representação própria na sessão judicial.

Segundo apuração da CNN, o juiz federal argentino Daniel Rafecas atendeu ao pedido brasileiro. Até então, o processo de extradição era representado apenas pelo promotor argentino Carlos Rívolo, a partir do pedido do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A audiência decidirá o futuro de cinco brasileiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que fugiram para a Argentina e pediram refúgio:

• Joelton Gusmão de Oliveira
• Rodrigo de Freitas Moro Ramalho
• Joel Borges Correa
• Wellington Luiz Firmino
• Ana Paula de Souza

As penas variam entre 13 e 17 anos de prisão, por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa armada. Eles foram presos pela Justiça argentina no fim de 2024, após a emissão de mandados de prisão por Rafecas, a pedido do STF.

Continua depois da publicidade

Segunda mudança na data da audiência

Esta é a segunda vez que a audiência é adiada. A primeira sessão estava marcada para 18 de junho, mas foi transferida porque coincidia com a data em que a ex-presidente Cristina Kirchner deveria comparecer à Justiça no mesmo edifício onde atuaria o juiz Rafecas.

Agora, com o pedido da AGU, o julgamento foi reagendado para o dia 8 de julho, quando deve ser definido se os cinco brasileiros serão extraditados ou receberão asilo.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *