O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) cresceu e lidera a disputa nas eleições 2026 e tem mais de 45% das intenções de voto para o governo do Estado. Segundo a pesquisa do Instituto Neokemp, o governador é favorito à reeleição, com aumento de mais de 5 pontos em relação ao levantamento anterior, de junho.
Mello lidera nos dois cenários pesquisados, com e sem o ex-prefeito de Blumenau Décio Lima (PT). No cenário com o petista, ele tem 46% e no cenário sem Décio Lima tem 47,1%.
Os resultados totais para os cenários de Governador foram os seguintes:
Cenário 1
Neste cenário, Jorginho Mello (PL) aparece com a maior porcentagem de intenção de voto:
- Jorginho Mello (PL): 46,0%
- João Rodrigues (PSD): 22,9%
- Décio Lima (PT): 15,0%
- Não sabe: 11,1%
- Branco ou nulo: 5,0%
Cenário 2
Jorginho Mello (PL) mantém a liderança, inclusive aumentando ligeiramente seu percentual em comparação com o Cenário 1:
- Jorginho Mello (PL): 47,1%
- João Rodrigues (PSD): 21,3%
- Afrânio Boppré (PSOL): 6,9%
- Paulo Eccel (PT): 5,9%
- Paulo Bauer (PSB): 1,6%
- Marcos Vieira (PSDB): 1,1%
- Não sabe: 10,8%
- Branco ou nulo: 5,4%
VEJA TAMBÉM:
Rejeição
Ao analisar a rejeição (Pergunta aplicada: “E em qual destes candidatos, você NÃO VOTARIA de jeito nenhum”), o candidato com a maior taxa de rejeição é Paulo Eccel (PT), com 37,2%. Jorginho Mello (PL) tem uma rejeição de 20,1%.
Candidatos e suas respectivas rejeições:
- Paulo Eccel (PT): 37,2%
- Afrânio Boppré (PSOL): 22,5%
- Jorginho Mello (PL): 20,1%
- João Rodrigues (PSD): 6,2%
- Paulo Bauer (PSB): 3,6%
- Marcos Vieira (PSDB): 0,8%
Metodologia
A pesquisas foi realizada entre os dias 22 e 23 de setembro de 2025 com 1008 entrevistas em 76 cidades. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.