quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Janaina detona Lula e alerta que alimentos ficarão mais caros: "Picanha cada vez mais longe do prato"

FERNANDA ESCOUTO

DO REPÓRTERMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) detonou o Governo Lula após o anúncio da suspensão do Plano Safra. A parlamentar alertou, nessa sexta-feira (21), que a medida impactará diretamente no preço dos alimentos, que deve subir nos próximos dias, e a picanha ficará cada vez mais longe do prato dos brasileiros.

O Plano Safra é um programa de financiamento da produção agrícola pelo Governo Federal para a aquisição de máquinas e insumos necessários para a produção no principal setor da economia nacional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais: Lula suspende o Plano Safra; produtores alertam para risco de fome aumentar

A justificativa para a suspensão foi a falta de recursos no orçamento para custear a equalização da taxa de juros. A única linha de crédito que não deverá ser afetada é o que atende aos produtores da Agricultura Familiar.

O Governo está admitindo que não vai bem economicamente, aliás o país não vai bem economicamente”, disse Janaina em um vídeo publicado nas redes sociais.

Apesar de terem retirado a Agricultura Familiar, os médios produtores aqui e alguns pequenos também, que não são da Agricultura Familiar, eles vão acabar pressionando o aumento da inflação, até porque a falta de acesso de crédito, gera também uma pressão inflacionária grande, porque reduz a produção brasileira”, completou.

A deputada ressalta que a suspensão do Plano Safra vai encarecer ainda mais os alimentos.

Isso vai impactar no preço da carne, no preço do ovo, isso impacta no preço da galinha […] O ovo está subindo 40% no Brasil e a picanha nem precisa falar né?! Vai ficando cada vez mais longe da mesa do povo brasileiro”, concluiu.

Veja o vídeo


fonte

Verifique também

Banco Master está na lista de financeiras com descontos suspensos em Mato Grosso

Reprodução Em Mato Grosso, descontos consignados de 11 instituições financeiras foram suspensos Reprodução Em Mato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *