quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Itamaraty diz que EUA fazem “intromissão indevida” nos assuntos do Brasil

Em mais um capítulo da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, o Itamaraty reagiu nesta terça-feira (15) a uma declaração pública de Darren Beattie, subsecretário para a Diplomacia Pública dos EUA. Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores classificou a fala do americano como uma “nova intromissão indevida e inaceitável” nos assuntos internos do país.

Na postagem feita por Beattie na rede social X, o subsecretário afirma que o presidente americano Donal Trump “enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas contra a Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques contra Jair Bolsonaro, a liberdade de expressão e o comércio com os EUA”. Na sequência, diz também que tais ataques são “uma desgraça e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil”.

Ao final de sua publicação, Darren afirma que as declarações de Trump com relação a esses pontos são claras. E diz ainda que os EUA observarão o Brasil de perto.

Itamaraty reagiu à declaração

Em resposta, o governo brasileiro publicou nota oficial no site do Itamaraty. O documento afirma que as acusações dos EUA de que o Brasil persegue Jair Bolsonaro ou viola liberdades civis representa interferência inaceitável em decisões do Judiciário brasileiro. Segundo o Itamaraty, “tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países”.

Sobre o comércio bilateral, o governo afirma que negociações tarifárias com os EUA estão em curso desde março e que o Brasil segue disposto ao diálogo. De acordo com a nota, essas tratativas visam beneficiar “as economias, os setores produtivos e as populações de ambos os países”.

Ao final de seu pronunciamento, o Itamaraty diz que “a equivocada politização do assunto não é de responsabilidade do Brasil, país democrático cuja soberania não está e nem estará jamais na mesa de qualquer negociação”.

fonte

Verifique também

Milei pressionado: o que se sabe sobre a denúncia envolvendo a irmã do presidente argentino

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo pressionado desde a semana passada devido a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *