segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Israel diz que Irã usou negociações com Trump como “disfarce” para acelerar programa nuclear

O presidente de Israel, Isaac Herzog, afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (16) que o Irã utilizou as negociações com o governo dos Estados Unidos, sob gestão do presidente Donald Trump, como um disfarce para avançar seu programa nuclear. Segundo Herzog, as conversas diplomáticas entre os representantes americanos e iranianos serviram para gastar tempo enquanto Teerã seguia enriquecendo urânio em níveis compatíveis com a produção de armas nucleares.

Herzog explicou que, na visão das autoridades de defesa e segurança de Israel, o Irã nunca esteve realmente comprometido com um processo pacífico ou diplomático ao negociar com os Estados Unidos. Ele afirmou que, “por baixo” das negociações, o regime iraniano continuou avançando com seu programa de armas nucleares e que essa avaliação é “unânime” entre os órgãos de inteligência israelenses.

Em outra entrevista, desta vez à Sky News, Herzog foi ainda mais direto ao justificar os ataques de Israel contra o Irã. Ele disse que seu país não teve “outra escolha” senão atacar o Irã, diante do avanço “dramático” do programa nuclear do regime islâmico. Herzog também classificou novamente como “fútil” o processo de negociação com o Irã, alegando que o regime islâmico “mente enquanto conversa conosco” e “mente enquanto conversa com os Estados Unidos e outros aliados”.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de atacar seu país para “sabotar” as negociações com os Estados Unidos. Em uma postagem na rede social X, Araghchi disse que o “o propósito do ataque criminoso de Netanyahu ao Irã — matando centenas de civis inocentes, incluindo mulheres e crianças — é sabotar um ACORDO entre Irã e os Estados Unidos, que estávamos no caminho certo para alcançar”.

Araghchi também afirmou que, se o presidente Trump “é genuíno sobre diplomacia e interessado em parar esta guerra, os próximos passos são consequentes”. Ele completou: “Basta um telefonema de Washington para calar alguém como Netanyahu. Isso pode abrir caminho para o retorno à diplomacia”.

Desde abril, Estados Unidos e Irã vinham mantendo rodadas de negociações indiretas sobre o programa nuclear iraniano. Neste final de semana, o ministro das Relações Exteriores de Oman, país mediador das conversas, confirmou o cancelamento da sexta rodada dessas negociações, diante do aumento da intensidade dos ataques trocados entre Irã e Israel. Agências internacionais de notícias citam que o Irã não pretende negociar com os EUA enquanto o país estiver na mira de Israel.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *