quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Israel diz que faltou “oportunidade” e que não precisa de autorização dos EUA para matar Khamenei

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse nesta quinta-feira (26) que o país pretendia matar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, no conflito de 12 dias entre os dois países encerrado na terça-feira (24), mas que faltou “oportunidade” para isso.

“Acredito que, se Khamenei estivesse na nossa mira, nós o teríamos eliminado”, disse Katz em entrevista à emissora de TV Canal 13.

“Mas Khamenei percebeu isso, se escondeu nas profundezas e rompeu contato com os comandantes que substituíram os que foram eliminados, então, no final, não era realista [a possibilidade de matar o líder iraniano]”, afirmou o ministro. “Queríamos eliminar Khamenei, mas não houve oportunidade operacional.”

Katz foi perguntado na entrevista se Israel buscou aprovação dos Estados Unidos para matar Khamenei e desdenhou: “Não precisamos de permissão para essas coisas”.

Durante o conflito de 12 dias, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, pediu um levante popular no Irã para derrubar Khamenei, e Katz disse que o líder supremo “não pode mais ter permissão para continuar existindo”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante o conflito que sabia “exatamente” onde estava Khamenei, mas que não pretendia matá-lo “por enquanto”.

Na terça-feira, dia em que entrou em vigor um cessar-fogo entre israelenses e iranianos, Trump afirmou que não quer uma mudança de regime no Irã.

“Se acontecer, aconteceu, mas não, eu não quero [uma mudança de regime]. Gostaria de ver tudo se acalmar o mais rápido possível”, alegou. “Mudanças de regimes geram caos, e idealmente não queremos ver tanto caos”, argumentou.

fonte

Verifique também

Chiquinho Brazão tenta reaver mandato de deputado

Preso desde março de 2024, Chiquinho Brazão apresentou um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *