terça-feira , 4 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Irã confirma ter recebido mensagem para retomar debate nuclear com EUA

O regime islâmico do Irã anunciou neste domingo (2) que recebeu mensagens para retomar as negociações nucleares com os Estados Unidos. As tratativas foram interrompidas em junho, durante a guerra Irã-Israel, que durou 13 dias. Na ocasião, o exército americano atacou três instalações nucleares iranianas.

“O Ministério das Relações Exteriores recebeu mensagens (para a retomada das negociações), mas explicarei o conteúdo e a natureza das mensagens no momento oportuno”, revelou a porta-voz do governo iraniano, Fatemeh Mohajerani, de acordo com a agência de notícias Mehr.

A declaração do regime vem dias após a revelação de que os EUA haviam enviado uma mensagem ao Teerã por meio de Omã, com o intuito de retomar as negociações. De acordo com o veículo de comunicação Baghdad Al-Youm, o governo americano busca agora um novo acordo.

Apesar de ter confirmado que os dois países seguem comunicando-se por meio de intermediários diplomáticos — como é o caso de Omã — o ministro de Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, descartou a possibilidade de iniciar negociações diretas com a administração Trump.

Em entrevista á Al Jazeera, Araghchi acusou Washington de impor “condições inaceitáveis e impossíveis” ao país islâmico, mas que o Teerã está disposto a manter o canal aberto com os norte-americanos.

“Nunca negociaremos nosso programa de mísseis e nenhum ator racional aceitaria se desarmar”, completou o chefe da diplomacia iraniana.

fonte

Verifique também

Milei esnoba cúpula no Brasil e viaja para os EUA onde participará de evento com Trump

O presidente da Argentina, Javier Milei, viajará nesta semana para os Estados Unidos, onde participará …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *