O governo do Chile informou que 16 pessoas morreram em incêndios florestais que assolam o país. O desastre ocorre nas regiões de Ñuble e Biobío, conforme informou neste domingo (18) o ministro da Segurança Pública, Luis Cordero, segundo a agência Efe.
O presidente Gabriel Boric declarou estado de catástrofe nas zonas afetadas e suspendeu sua agenda oficial de segunda-feira. O ministro do Interior, Álvaro Elizalde, confirmou que o mandatário viajará ao local para coordenar as ações de emergência.
VEJA TAMBÉM:
Em um gesto de unidade, o presidente eleito, José Antonio Kast, afirmou que o foco deve ser o combate ao fogo e o apoio às vítimas, ressaltando que não há espaço para disputas políticas durante a emergência.
“Hoje o foco deve ser combater os incêndios, ir em auxílio das pessoas afetadas e apoiar as autoridades para enfrentar esta emergência”, acrescentou Kast, que assumirá em março e nesta semana anunciará seu gabinete.
Milhares de desalojados
A tragédia já forçou o deslocamento de cerca de 30 mil pessoas, especialmente na comuna de Penco, situada a 500 km ao sul da capital, Santiago. A região de Biobío concentra a maior parte das fatalidades, com 15 mortes registradas até o momento.
O governador regional, Sergio Giacaman, comparou a dimensão da catástrofe ao terremoto de 2010, um dos eventos mais traumáticos da história chilena recente.
De acordo com dados preliminares da Corporação Nacional Florestal (Conaf), o fogo já consumiu cerca de 5 mil hectares apenas no setor de Penco, enquanto em Ñuble o rastro de destruição ultrapassa os 4 mil hectares. O combate às chamas é dificultado pelo fenômeno climático conhecido como “vento Puelche”. Este vento, que é seco e quente, sopra da Cordilheira dos Andes e reduz drasticamente a umidade, criando um ambiente altamente propício para a propagação de novos focos.
Incêndios pioram desde 2010
Embora os incêndios sejam recorrentes no Chile devido à sua topografia, a frequência e intensidade desses desastres aumentou significativamente desde 2010. O país ainda guarda cicatrizes da tragédia de fevereiro de 2024 na região de Valparaíso, quando 136 pessoas perderam a vida em incêndios florestais sem precedentes no país.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.