quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Incêndio no Paraná causa apagão e deixa bairros em Cuiabá sem energia

VANESSA MORENO

DO REPÓRTERMT

Mato Grosso, Distrito Federal e outros 12 estados do país sofreram um apagão, que teve início às 23h31 dessa segunda-feira (13) e durou até 00h57 desta terça-feira (14). A interrupção da energia elétrica aconteceu devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná.

Por meio de nota, a concessionária Energisa informou que, ao todo, 33 cidades de Mato Grosso e 295 mil clientes da empresa foram afetados. Em Cuiabá, bairros como Santa Rosa, Verdão, Santa Isabel, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Itália, entre outros, foram atingidos pelo apagão.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação de geração e transmissão de energia elétrica no país, também informou por meio de nota que a ocorrência provocou a interrupção de 10.000 Megawatt (MW) de carga, afetando os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Assim que identificou o problema, a ONS iniciou uma ação conjunta para reestabelecer a energia e o retorno dos equipamentos ocorreu em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

Já na região Sul, a energia voltou totalmente após 2h30.

Também na noite dessa segunda, um incêndio destruiu a empresa de reciclagem Canãa Reciclagem, localizada no bairro Jardim Ubatã, em Cuiabá. O fogo chegou a atingir fios de energia, no entanto, o apagão registrado nas proximidades da empresa não tem nenhuma relação com esta ocorrência. 

LEIA MAIS: Incêndio destrói empresa de reciclagem em Cuiabá; veja vídeo

Confira a nota da Energisa:

A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 23h31, afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.

Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em 33 cidades da concessão da Energisa em Mato Grosso. Ao todo cerca de 295 mil clientes foram afetados no estado.

O fornecimento de energia foi normalizado para todos clientes impactados por volta de 00:57 (horário de MT).

Confira a nota da ONS:

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 

A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. 

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC- Esquema Regional de Alívio de Carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW. 

Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência. 

Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação – RAP até sexta-feira, 17/10.


fonte

Verifique também

Banco Master está na lista de financeiras com descontos suspensos em Mato Grosso

Reprodução Em Mato Grosso, descontos consignados de 11 instituições financeiras foram suspensos Reprodução Em Mato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *