sábado , 22 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Incêndio atinge COP 30 e pavilhão é esvaziado às pressas

Um incêndio atingiu um pavilhão da Cúpula do Clima, a COP 30, na tarde desta quinta-feira (20), que ocorre na cidade de Belém (PA). O incêndio começou na “Zona Azul”, onde ficam os pavilhões dos países. Debates entre diplomatas foram interrompidos e toda a área foi evacuada. Houve correria e tumulto e ao menos três pessoas foram hospitalizadas e 13 foram atendidas por inalação de fumaça.

O incêndio é o último e mais grave exemplo de uma série de falhas na organização da conferência mundial do clima. A cúpula diplomática internacional começou com uma crise de preços exorbitantes de hospedagem, que afastou delegações, teve invasão de manifestantes, falta de comida nos restaurantes e até banheiros interditados por falta de água.

No campo diplomático, a conferência caminha para o fracasso pois em seu penúltimo dia não teve avanços tanto no comprometimento de países desenvolvidos com doações nem anúncio de novas metas de preservação ambiental por países em desenvolvimento. O incêndio repercutiu largamente na imprensa internacional.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, tentou minimizar o incêndio. “Esse princípio de incêndio poderia ocorrer em qualquer lugar do planeta. Não é porque um celular pegou fogo que a COP acabou”, afirmou.

A evacuação da área foi realizada pelas equipes de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a emergência por volta das 14h. Não teria havido alarme nem aviso sonoro. Seguranças começaram a retirar diplomatas, jornalistas e participantes circulando pelo complexo avisando sobre o fogo em português – o que gerou dificuldades para participantes de outros países.

Uma fumaça escura foi vista no céu da capital paraense. A COP 30 é uma construção temporária feita de lona, plástico, tecido e madeira. A área de pavilhões, onde ficam os estandes do Brasil e de outros países, foi fechada pela segurança do evento internacional. Posteriormente as atividades foram todas paralisadas por falta de energia elétrica e pelo tumulto causado pela evacuação das áreas atingidas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participava de uma conferência na hora do incêndio e conseguiu sair do local sem ferimentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava em Belém.

Incêndio COP 30Pavilhão foi evacuado e adia negociações entre países. (Foto: André Borges/EFE)

“As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, diz um comunicado oficial.

Celso Sabino confirmou que houve um princípio de incêndio próximo ao estande da China e que o Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com rapidez. “Incêndio está contido, não há feridos. Os materiais do pavilhão são antichamas, nós tivemos esse cuidado previamente. Daqui a pouco, vamos saber o que ocasionou e se retomamos o trabalho ainda hoje”, disse à imprensa. Posteriormente autoridades afirmaram que o fogo começou em uma área dedicada à África.

As reuniões na reta final da COP 30, que define o acordo climático entre os países, pode ser adiada nesta quinta-feira, penúltimo dia do evento. As negociações tratam de adaptações climáticas, a possibilidade de abandonar os combustíveis fósseis e acabar com o desmatamento.

Forças de segurança evacuam participantes da COP 30 durante incêndio (Foto: ARSHREET SINGH/CARBON PULSE/EFE)

Curto-circuito ou telefone celular poderiam ser causa do fogo

A área conhecida como Zona Azul era administrada pela ONU, mas voltou a ser responsabilidade do governo brasileiro para que seja realizada uma investigação. O ministro Sabino deu a entender que o fogo teria começado por causa de um telefone celular, mas não deu maiores explicações.

Horas depois, órgãos de mídia começaram a circular imagens de uma extensão queimada com diversos fios elétricos conectados em uma especulação sobre a origem do fogo.

Segundo o jornal Estado de S.Paulo, a ONU já havia encaminhado ao governo brasileiro uma carta alertando sobre riscos relacionados à exposição da rede elétrica. “Durante episódios recentes de chuva forte, várias áreas do local sofreram inundação significativa. A água penetrou pelo teto e luminárias, criando não apenas interrupção, mas também potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”, diz a carta, que foi assinada por Simon Stiell, membro do órgão da ONU destinado ao combate às mudanças climáticas.

Imprensa internacional repercute ‘caos’ na conferência mundial do clima

Grandes órgãos de imprensa internacionais, como a BBC e o New York Times repercutiram interncionalmante o incêndio na COP 30 no Brasil.

A BBC trouxe relatos de participantes desesperados e imagens de corre-corre. O jornal britânico The Telegraph escreveu que o evento foi “mergulhado no caos” devido ao incidente. “A cúpula climática COP 30 foi mergulhada no caos nesta quinta-feira, após um incêndio atingir um dos pavilhões de conferências em Belém, no Brasil, forçando a evacuação do local”, afirmou o jornal.

O presidente Lula viajaria para a Cúpula do G20 na África do Sul nesta quinta-feira. Segundo a CNN Brasil, ele avalia a possibilidade de cancelar ou postergar a viagem devido ao incêndio na COP 30.

fonte

Verifique também

Israel diz que eliminou 13 terroristas do Hamas no Líbano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram nesta quarta-feira (20) que eliminaram 13 terroristas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *